Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

EMIL KOSTADINOV



Emil Kostadinov nasceu a 12/08/1967 em Sófia na Bulgária.

Fez toda a sua formação no CSKA de Sófia, o maior clube búlgaro. Na década de 80, Kostadinov no CSKA fazia parte de um tridente ofensivo poderosíssimo com Stoichkov e com Luboslav Penev que levaram o CSKA a conquistar muitos títulos na Bulgária.

Conquistou três campeonatos búlgaros, três taças da Bulgária e conseguiu levar o CSKA a uma meia-final das Taças das Taças que perdeu para o Barcelona em 1989.

Em 1990 Kostadinov transferiu-se para o Porto e rapidamente tornou-se num dos jogadores mais adorados pelos adeptos portistas. Jogador de enorme qualidade, destacava-se pela enorme velocidade que imprimia nos contra-ataques tornando-os quase sempre mortíferos, pois tinha uma apetência para os golos fenomenal. Sempre muito mexido na frente, tinha uma técnica apurada e tinha uma espontaneidade de remate que quase sempre dava em golo, pois os seus remates eram sempre fortes e colocados. Jogou no Porto até 94 e fazia a par de Domingos a dupla de ataque no F.C. Porto, conquistando um título de campeão nacional. Depois, passou pelo Deportivo da Corunha, pelo Bayern de Munique onde conquistou uma Taça UEFA, pelo Fenerbahçe, pelo Tigres do México, pelo CSKA de Sófia e pelo Mainz da Alemanha. Pela selecção búlgara pela qual jogou 70 jogos marcando 26 golos, reeditou o famoso tridente ofensivo que já tinha feito no CSKA, com Stoichkov e Penev. Ficou a ser conhecido internacionalmente quando na fase de qualificação para o Mundial de 94 nos Estados Unidos, marcou dois golos à França tendo o segundo sido marcado no último minuto de jogo eliminando os gauleses da grande competição mundial que depois em 98 viriam a ganhar com a mesma base de jogadores. No Mundial de 94, conseguiu levar a sua selecção às meias-finais quedando-se no quarto lugar, melhor resultado de sempre da Bulgária num Mundial. Chegou também a jogar o Euro de 96 em Inglaterra e o Mundial de 98 em França mas aí tanto ele como as principais figuras da selecção búlgara já estavam na fase descendente da carreira e os nomes de Stoichkov, Balakov, Penev, Iordanov já pouco valiam. Actualmente Kostadinov trabalha no departamento do futebol juvenil do CSKA de Sófia, acumulando também as funções de empresário. Emil Kostadinov é assim mais um dos melhores jogadores estrangeiros que já jogou no F.C. do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário