Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

FC PORTO - SPORTING 2-0

CAMPEÕES NACIONAIS 2011-2012

"Bis" de Hulk torna festa ainda mais azul

Este era o jogo de celebração do bicampeonato, como já se sabia, mas houve outro "bis" a apimentá-lo. Hulk apontou os dois golos que derrubaram um Sporting ainda a lutar pelo terceiro lugar e deu mais cor à festa, que foi rija no Dragão. Os Dragões já não perdem em casa, para o campeonato, há 57 jogos, que correspondem a 42 meses. Querem melhor marca de superioridade do que esta?

Para além disso, o FC Porto fez uma época quase perfeita no que diz respeito aos duelos com os "grandes" (e aqui incluímos também o Sporting de Braga): quatro vitórias e dois empates. No confronto deste sábado, um adversário aguerrido não foi capaz de contrariar uma segunda parte muito forte dos Dragões, que tiveram em Hulk a solução para “desbloquear” a partida.

A primeira parte foi disputada e dividida, com nenhuma das equipas a conseguir uma grande oportunidade de golo. Os Dragões tiveram mais posse de bola (52 por cento) e procuraram circulá-la mais do que o adversário, espreitando brechas na defesa do Sporting. Os lisboetas apostavam no contra-ataque, exigindo à defensiva azul e branca um cuidado redobrado.

As duas melhores situações de ataque dos Dragões surgiram nos primeiros minutos: aos sete minutos, após livre de João Moutinho, Otamendi apareceu ao segundo poste, mas desviou para fora. Dois minutos depois, um pontapé de ressaca de Lucho, após um canto, saiu por cima da baliza de Rui Patrício. Da etapa inicial, apenas mais uma nota, para registar a tendência do árbitro Pedro Proença para juízos equivocados. O FC Porto saiu prejudicado em vários lances que irritaram a plateia e a equipa azul e branca.

No arranque da segunda parte, Polga disparou ao poste da baliza do FC Porto, mas seria esse o único sinal de perigo dos forasteiros na segunda parte. Os azuis e brancos pegaram no jogo e, aos 53 minutos, Varela isolou-se mas rematou contra as pernas de Rui Patrício, que haveria de ser várias vezes o “salvador” do Sporting.

Aos 67 minutos, Onyewu viu um justificadíssimo segundo cartão amarelo, quando Hulk seguia disparado para a baliza do Sporting, e o FC Porto passou a usufrui de superioridade numérica. O Sporting não faz mais do que resistir, mesmo que por vezes de forma ilegal: aos 78 minutos, Janko foi tocado quando se preparava para desviar para a baliza um cruzamento de Danilo.

A resistência sportinguista terminou depois de nova arrancada de Hulk: o brasileiro cruzou para Janko, que rematou de calcanhar mas permitiu a defesa de Rui Patrício. James acorreu à recarga mas foi "ceifado" por Polga, que foi expulso. Hulk converteu o penálti e deu vantagem ao FC Porto, mas as suas diabruras não iriam ficar por aí.

Primeiro, aos 85 minutos, ofereceu o golo a Janko, mas Rui Patrício voltou a efectuar uma defesa quase impossível. Aos 88, deu a machadada final no encontro, em mais uma arrancada incrível, deixando para trás a "remendada" defesa do Sporting e o guardião Patrício. Foi o 16.º tento do brasileiro na prova, em que é o melhor marcador portista. Antes do apito final, ainda foi possível ver Fernando a celebrar, mesmo tendo visto o segundo cartão amarelo. É uma imagem pouco comum, mas o tempo era já de festa.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Sporting, 2-0

Liga portuguesa, 29.ª jornada
5 de Maio de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 50.212 espectadores

Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)
Assistentes: Bertino Miranda e Ricardo Santos
Quarto árbitro: Cosme Machado

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho; James, Hulk e Varela
Substituições: Sapunaru por Danilo (57m), Varela por Janko (57m) e Lucho por Defour (64m)
Não utilizados: Bracali, Kléber, Rolando e Djalma
Treinador: Vítor Pereira

SPORTING: Rui Patrício; Pereirinha, Onyewu, Polga e Insúa; Schaars, Elias e Matías Fernández; Carrillo, van Wolfswinkel e Capel
Substituições: Carrillo por Jeffrén (60m), Matías Fernández por André Martins (71m) e Schaars por Diego Rubio (78m)
Não utilizados: Marcelo, Carriço, Evaldo e Xandão
Treinador: Sá Pinto

Ao intervalo: 0-0
Marcador: Hulk (82m, pen., e 88m)
Cartões amarelos: Sapunaru (14m), Carrillo (16m), Onyewu (20m e 67m), Moutinho (41m), Fernando (43m e 90m+3), Lucho (49m) e Hulk (83m)
Cartões vermelhos: Onyewu (67m, por acumulação de amarelos), Polga (80m) e Fernando (90m+3, por acumulação de amarelos)

Sem comentários:

Enviar um comentário